sexta-feira, julho 6

Ainda Istambul...

Ontem acabou o prazo para um concurso de ensaios do Ministério dos Negócios Estrangeiros intitulado 5o anos de integração europeia - o que nos une? Claro que eu esperei pelo último dia para redigir o texto e ontem é que fui aos correios, pedir à senhora para pôr um carimbo bem visível com a data limite. Escrevi um texto intitulado Entre Ocidente e Oriente, Lisboa e Istambul, 2500 de história europeia, tudo porque em Istambul senti que não havia duas cidades tão iguais na Europa e porque queria escrever algo sobre as sensações que as duas cidades me despertam.

Qual não é o meu espanto, quando hoje leio a Visão e me deparo com as seguintes considerações de Telmo Correio, candidato do CDS à Camâra de Lisboa:
"O seu modelo de cidade bem planeada é Paris. Nas vivências, Roma. Inebriado pelo calor das cores e aromas, sente-se também tentado a comparar Lisboa a Istambul."
Fico feliz por haver outras pessoas que partilhem a minha opinião, mas pensava que estava a ser mais original... Aqui fica um excerto do meu texto:

"Actualmente, a Europa continua a debater-se com a mesma questão. Será ou não a Turquia europeia? Tem ou não tem vocação a entrar na União Europeia? Ocidente e Oriente continuam divididos e os 2500 anos de antagonismos parecem pesar. Vendo Lisboa e Istambul, ainda podem pairar tais dúvidas? Haverá duas cidades europeias mais semelhantes? Ambas são as cidades mais mágicas do nosso continente pela sua luz arrebatadora, pela nostalgia e melancolia do passado ilustre que deixam transparecer, pelo rio ou estreito que separam as suas margens, pelas pontes e barcos que unem os seus dois lados, pelos eléctricos antigos que atravessam as sete colinas de ambas, pelos seus cheiros, pela sua agitação frenética mas ainda tosca, pela tentativa de serem cosmopolitas mas ainda mostrarem sinais de algum provincianismo… Não há duas cidades tão semelhantes e a sua maior diferença poderá estar nos sons. A Ocidente, a melodia do fado que ecoa nas vielas estreitas da capital portuguesa, a Oriente o canto envolvente que emana dos minaretes turcos. Ambos parecem gemidos pela perda de um império que se desfez, mas ambos se projectam para longe, numa tentativa de alcançar outra vez um futuro glorioso."

4 Comentários:

Blogger tom disse...

Yes, we must have very interesting blogs I think...
Istambul looks amazing, I'd really like to go there. I was in Lyon again yesterday, I had lunch in the old town, it always reminds me of the time we were there!
Where are you internships?
xx
Tom

7/06/2007 1:45 da tarde

 
Blogger Sandra Malandra disse...

Yes, it's the same with me every time I go there. I always remind the ice cream on the river and the old theater in Fourvières...
Well NY look quite nice too:) We are lucky travellers, I guess!!
I have been applying for internships in Brussels, Paris, Thessaloniki, Geneva and just few minutes ago Ankara! We'll see what happen...

Good luck for all your plans and looking forward to see you somewhere in Europe:)

7/06/2007 2:50 da tarde

 
Blogger Eu disse...

já ganhouy, já ganhou!!!

7/07/2007 7:17 da tarde

 
Blogger Sandra Malandra disse...

Era bom, mas acho que não...

7/07/2007 11:33 da tarde

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial